Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Ginecologia Oncológica

Imagem ilustrativa de um útero doente.
Imagem: Shutterstock

Conheça a especialidade que cuida de tumores malignos que afetam o sistema reprodutivo feminino

A ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino, formado pela vulva, pelo útero, pelos ovários, pelas tubas uterinas, pelo colo do útero e pela vagina. Dentro dessa especialidade encontra-se a ginecologia oncológica, responsável pelas ações de prevenção, pelo diagnóstico e tratamento das neoplasias relacionadas a essas estruturas.

Saiba, no texto que segue, qual a importância e quais doenças trata a ginecologia oncológica.

O que é a ginecologia oncológica?

A ginecologia oncológica é uma subespecialidade da ginecologia que se responsabiliza por prevenir, diagnosticar e tratar, de maneira clínica ou cirúrgica, os tumores localizados na região pélvica, como colo do útero, endométrio, ovário, vagina e vulva.

O especialista em ginecologia oncológica também acompanha a paciente durante o seu tratamento e atua em conjunto com oncologistas, psicólogos, enfermeiros, médicos radioterapeutas e especialistas em outras áreas para promover o bem-estar da mulher antes, durante e após seu tratamento.

Qual a importância da ginecologia oncológica?

A ginecologia oncológica é de fundamental importância para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos tumores malignos que afetam o aparelho genital feminino, pois muitas doenças podem ser tratadas e curadas quando diagnosticadas de maneira precoce. Assim, preserva-se a saúde e a qualidade de vida da mulher, com a vantagem de se oferecer tratamentos menos invasivos.

Cabe ao especialista em ginecologia oncológica, ainda, reconhecer e gerenciar os fatores de risco para os cânceres ginecológicos, como mulheres que têm diagnóstico confirmado para o Papilomavírus Humano (HPV); que possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário; com história pessoal de outros tipos de câncer, como retal, de cólon ou mama; mulheres na pós-menopausa, entre outros.

Quais doenças o especialista em ginecologia oncológica pode tratar?

O especialista em ginecologia oncológica está capacitado para tratar uma série de doenças, definindo o melhor tratamento com base em fatores como tamanho e localização do tumor, idade da paciente, condições gerais de saúde e se a doença se espalhou para outros órgãos (metástase).

Dentre as doenças mais comuns tratadas pela ginecologia oncológica estão:

Câncer de ovário

O câncer de ovário se desenvolve quando há um crescimento anormal de células que compõem o órgão. Em seu estágio inicial, o câncer de ovário pode não apresentar sintomas, no entanto, quando estes surgem, podem ser confundidos com os de outras condições mais comuns. Entre os principais sinais que podem indicar sua presença incluem-se:

  • Inchaço abdominal;
  • Sensação de distensão abdominal após as refeições;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Fadiga;
  • Dor nas costas;
  • Mudanças nos hábitos intestinais, como constipação;
  • Necessidade frequente de urinar.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero, ou câncer cervical, se desenvolve a partir da multiplicação desordenada das células localizadas no colo do útero — parte inferior do útero que se conecta à vagina.

Assim como acontece com o câncer de ovário, inicialmente a mulher pode não apresentar sintomas. No entanto, à medida que o tumor cresce, podem surgir:

  • Sangramento vaginal após a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa;
  • Sangramento menstrual mais intenso e que dura mais do que o normal;
  • Corrimento vaginal aquoso e com sangue;
  • Dor pélvica ou dor durante a relação sexual.

Câncer de endométrio

Tipo de câncer que afeta o tecido que reveste a parede interna do útero, o endométrio. É mais comum na fase pós-menopausa, em mulheres com mais de 50 anos de idade, sendo incomum naquelas com menos de 45 anos. Os principais sintomas do câncer de endométrio são:

  • Sangramento irregular, intenso ou após a menopausa;
  • Dificuldade para urinar;
  • Dor pélvica.

Exames solicitados pelo especialista em ginecologia oncológica

Os exames solicitados pelo especialista em ginecologia oncológica geralmente incluem:

  • Exame pélvico: realizado no consultório médico durante as consultas de rotina. Nele, o médico examina visualmente a genitália externa, vagina e colo do útero, sendo possível, por exemplo, observar a presença ou não de uma massa no útero;
  • Papanicolaou: principal exame de rastreio do câncer de colo do útero, e um dos principais solicitados pelo especialista em ginecologia oncológica. Por meio de um instrumento inserido no canal vaginal, é feita uma coleta de amostra de tecido do colo do útero para avaliar a existência de doenças e alterações nessas estruturas;
  • Exames de imagem: ultrassonografia pélvica, ressonância magnética ou tomografia computadorizada da pelve e do abdômen fornecem imagens detalhadas de estruturas como o útero e os ovários, detectando possíveis anormalidades. Esses exames ajudam o especialista em ginecologia oncológica, no caso da presença de tumores, a avaliar o tamanho e a sua localização;
  • Biópsia: quando existe suspeita de alguma doença ou alteração, o médico solicita a coleta de uma amostra de tecido do local para análise laboratorial;
  • Exames de sangue: os exames de sangue podem incluir testes de função de órgãos que podem ajudar a determinar a saúde geral.

Quando procurar um especialista em ginecologia oncológica?

Cada tipo de câncer ginecológico possui diferentes sinais e sintomas — alguns são assintomáticos em estágios iniciais, daí a importância de realizar os exames de rotina que ajudam a identificar alterações.

Caso haja alguma suspeita de câncer, o especialista em ginecologia oncológica deve ser procurado para que exames mais precisos sejam realizados.

Geralmente, o diagnóstico que comprova a existência de células pré-cancerosas é dado pelo médico ginecologista, que recomendará que a paciente seja avaliada pelo especialista em ginecologia oncológica.

Com todas as informações em mãos, o especialista em ginecologia oncológica poderá indicar o tratamento mais adequado.

 

Agende sua consulta.

 

Fontes

Mayo Clinic

Rede D’Or São Luiz

A.C.Camargo Cancer Center