Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Ginecologia

Imagem ilustrativa de útero.
Imagem: Shutterstock

Conheça essa especialidade, quais doenças diagnostica e trata e por que ela é fundamental nos cuidados com a saúde feminina

Ginecologia é a área da medicina que envolve o tratamento de doenças que acometem a mulher, especialmente as dos órgãos reprodutivos. O especialista em ginecologia é o ginecologista.

Saiba mais sobre este assunto no texto a seguir.

O que faz um ginecologista?

O ginecologista é um médico especializado em diagnosticar e tratar doenças do sistema reprodutor feminino, formado pela vulva, pelo útero, pelos ovários, pelas tubas uterinas, pelo colo do útero, pela vagina e pelas mamas.

Esse profissional cuida da saúde da mulher desde a puberdade até a menopausa.

Doenças diagnosticadas e tratadas pelo ginecologista

O especialista em ginecologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de diversas condições que afetam a saúde da mulher. Dentre as mais comuns, destacam-se:

  • Endometriose;
  • Miomas uterinos;
  • Cistos no ovário;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Menstruação irregular;
  • Câncer ginecológico (câncer de colo do útero, ovário, endométrio, vagina e vulva);
  • Síndrome dos ovários policísticos.

Principais exames solicitados pelo ginecologista

A realização de alguns exames consegue detectar precocemente qualquer alteração na saúde da mulher. Dentre os principais, destacam-se:

Papanicolaou

O exame de Papanicolaou é o principal teste de rastreamento do câncer de colo do útero. Ele verifica se há células anormais no colo uterino que são cancerosas ou têm potencial para se tornarem malignas. Durante o exame, o especialista em ginecologia retira algumas células da região e as envia para análise microscópica em busca de alterações.

Ultrassonografia pélvica

O ultrassom pélvico é um dos exames mais importantes para a avaliação da saúde íntima da mulher. Durante sua realização, um transdutor é deslizado pelo abdômen para que sejam observados órgãos como útero e ovários em busca de alterações que possam identificar diversas condições médicas, como cistos ovarianos, miomas uterinos, tumores, infecções e gravidez.

Colposcopia

A colposcopia é um exame que avalia o colo do útero, a vagina e a vulva com a ajuda de um equipamento que possui lentes de aumento, chamado colposcópio, para melhor visualização dessas estruturas. Durante a realização da colposcopia, o profissional aplica substâncias com coloração e observa as alterações com a ajuda do aparelho. Geralmente, é indicado quando o Papanicolaou apresentou anormalidades.

Exame clínico das mamas

O exame de toque das mamas geralmente é realizado durante a consulta com um especialista em ginecologia para que ele avalie a presença ou não de alguma alteração nas mamas. Na maioria dos casos, o médico solicita também a realização de uma ultrassonografia mamária para uma avaliação mais precisa.

Quando procurar um ginecologista?

A mulher deve procurar um ginecologista nas seguintes situações:

  • Logo após a primeira menstruação é o momento de realizar a primeira consulta com um especialista em ginecologia, pois o pediatra não é mais o médico ideal para fornecer orientações e cuidados que deverão ser tomados ao longo da vida;
  • Para consultas anuais de acompanhamento para prevenção, momento em que é possível esclarecer dúvidas, buscar as orientações e realizar os exames de rotina;
  • Na presença de sintomas que precisam ser investigados, como dores na região pélvica, corrimentos, dor durante as relações sexuais, atrasos menstruais, entre outras situações. O especialista em ginecologia é quem pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado;
  • Durante a gravidez, para avaliar a saúde da mãe e do bebê.

Como a consulta com um ginecologista funciona?

A consulta com um especialista em ginecologia tem início com uma anamnese, momento em que o ginecologista fará perguntas sobre o histórico de saúde da paciente, menstruação, atividade sexual, alimentação, frequência e prática de atividades físicas, uso de medicamentos de rotina e de contraceptivos, entre outras.

O médico também perguntará à mulher se ela tem apresentado algum sintoma que tenha motivado a consulta. É importante que a mulher seja transparente com o ginecologista sobre sua atividade sexual, período menstrual e quaisquer sintomas dolorosos que esteja sentindo, pois isso o ajudará a prestar o melhor atendimento.

Na sequência, o especialista em ginecologia fará um exame físico geral para verificar as condições de saúde da paciente. Uma avaliação das mamas também é realizada na consulta com um especialista em ginecologia, assim como um exame pélvico, no qual são avaliadas a região abdominal e a parte externa da vagina. Esse exame é realizado com o auxílio de um espéculo para melhor visualização da vagina e do colo do útero.

Outros exames podem ser solicitados pelo ginecologista, dependendo da idade da paciente e de sintomas relatados. Cabe a esse especialista, ainda, fornecer orientações sobre menstruação, tensão pré-menstrual (TPM), higiene íntima, métodos anticoncepcionais e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos.

O que perguntar durante a consulta?

A consulta com um especialista em ginecologia é o momento de questionar o médico para dirimir dúvidas e buscar orientações. Algumas questões que podem ser importantes incluem:

  • Como fazer a higiene correta durante a menstruação;
  • Como aliviar as cólicas menstruais;
  • Como fazer o autoexame das mamas;
  • Qual o método contraceptivo mais adequado para você;
  • Quais os principais exames indicados para a sua idade;
  • Como se proteger de uma IST;
  • Como prevenir uma gravidez;
  • Quando se preocupar com um corrimento vaginal;
  • Se é normal sentir ardor ao urinar;

Para não correr o risco de esquecer de fazer alguma pergunta ao especialista em ginecologia, leve em um papel algumas anotações.

 

Fontes:

Cleveland Clinic

Mayo Clinic

Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama)