de endometriose

Remoção cirúrgica dos focos da doença é indicada nos casos em que o tratamento conservador (medicação) não promove alívio dos sintomas

O endométrio é o tecido de revestimento interno do útero, o qual se prolifera a cada ciclo menstrual para receber o embrião e é eliminado durante a menstruação, caso a fecundação não ocorra. A endometriose é uma doença inflamatória crônica benigna, que ocorre quando são encontradas células desse tecido fora do útero, como nas tubas uterinas e nos ovários, ou mesmo em órgãos das cavidades pélvica e abdominal, como a bexiga e o intestino.

A endometriose pode causar desde dor muito leve até sintomas extremamente dolorosos, com incômodos que acometem outros órgãos como bexiga e intestino. Os principais sintomas da endometriose são a cólica menstrual de forte intensidade, progressiva e incapacitante, dor na relação sexual e infertilidade, que podem aparecer sozinhos ou em combinação. Outros sintomas associados são a dor pélvica e abdominal sem relação com a menstruação, o sangramento menstrual intenso, a náusea e o vômito.

Os tratamentos consistem em métodos para conter os sintomas, devolver a qualidade de vida à mulher e inibir a progressão da doença. Quando o uso de medicamentos e terapias hormonais não é suficiente para controlar os sintomas, ou quando não se consegue bloquear o avanço da gravidade da doença, opta-se pela realização da cirurgia de endometriose.

Entenda mais no conteúdo a seguir.

Como o tratamento da endometriose é realizado?

O tratamento da endometriose pode incluir uma série de abordagens, sendo que o uso de medicamentos para conter os sintomas dolorosos associados à realização de terapias hormonais, como o uso de contraceptivos, para controlar ou interromper os ciclos menstruais, são as metodologias mais comuns.

A cirurgia de endometriose é um procedimento no qual são retirados os tecidos endometriais que estão fora do útero, além das alterações que ele causou, como é o caso dos cistos e das aderências. Ela pode ser realizada por via aberta ou minimamente invasiva (laparoscopia ou cirurgia robótica). A laparoscopia e a cirurgia robótica são técnicas cirúrgicas menos invasivas usadas para visualizar, diagnosticar e remover o tecido endometrial. O tratamento cirúrgico é o procedimento que dará o diagnóstico definitivo da doença através do exame da biópsia do material retirado.

Em quais casos a cirurgia de endometriose é indicada?

A cirurgia de endometriose é indicada nos casos de dor severa, grande sangramento, infertilidade ou ausência de resposta ao tratamento clínico.

Para as pacientes que querem engravidar, mas não conseguem, o tratamento cirúrgico da endometriose é a melhor opção.

Em casos muito graves, com múltiplos implantes de endometriose e ausência de resposta a outras formas de tratamento, a cirurgia de endometriose acaba sendo bem extensa, com retirada de útero e ovários, podendo ser necessário retirar segmentos do intestino ou da bexiga.

A cirurgia não dispensará o tratamento contínuo, ou seja, mesmo após a cirurgia, será necessário o uso de medicação hormonal (anticoncepcional) para bloquear a atividade ovariana e assim prevenir o reaparecimento da endometriose.

Como é o pré-operatório da cirurgia de endometriose?

O pré-operatório para a cirurgia de endometriose começa com as consultas e os exames que são necessários para avaliar a extensão da doença e o estado geral de saúde da mulher. Assim, é possível planejar a cirurgia adequadamente.

Entre os exames solicitados nessa fase, estão os exames de sangue e avaliação cardiológica em pacientes acima dos 50 anos ou com doença cardíaca, bem como exames de imagem — como a ultrassonografia transvaginal com preparo ou a ressonância magnética pélvica, que permitem o planejamento da cirurgia a partir da localização e da extensão das lesões de endometriose. Outros exames, dependendo do caso, podem ser solicitados.

A preparação também depende do caso. A paciente que vai realizar a cirurgia de endometriose com comprometimento intestinal pode necessitar de preparo deste órgão antes do procedimento, por exemplo. Além disso, o jejum de 8 horas antes da cirurgia, com a suspensão ou mudança no uso de determinados medicamentos, também é recomendado.

Como é feita a cirurgia de endometriose?

Atualmente, a cirurgia de endometriose é realizada removendo-se os focos de endometriose por meio de procedimentos minimamente invasivos, como a videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

Nesse tipo de cirurgia, são feitas pequenas incisões — que raramente têm mais de 1 centímetro — por onde passam os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera. Por isso, essa forma de cirurgia é mais rápida, e a recuperação é menos dolorosa que o antigo método aberto. Além disso, a paciente fica menos dias internada.

Em casos mais severos e quando não haja mais o desejo de gravidez, a retirada do útero pode ser uma opção para complementar a cirurgia de endometriose.

Cuidados e recomendações no pós-operatório

O pós-operatório da cirurgia de endometriose depende do tipo de procedimento realizado e de sua extensão. No geral, a recuperação pode levar de 7 a 30 dias. Também é importante tomar os seguintes cuidados:

• Manter repouso relativo, fazendo apenas caminhadas leves;
  • Evitar relações sexuais no primeiro mês após a cirurgia;
  • Evitar dirigir, carregar peso e fazer outros esforços físicos no primeiro mês;
  • Tomar cuidado com os curativos das incisões e usar os medicamentos prescritos pelo médico de forma correta.

Além disso, é importante ficar atenta a sinais e sintomas que possam indicar complicações, como febre, mal-estar e dor abdominal muito forte acompanhada de inchaço.

Possíveis riscos da cirurgia

Por mais que a cirurgia de endometriose seja um procedimento seguro para a maioria dos casos, ela certamente pode envolver alguns riscos. Um deles está relacionado ao uso de anestesia geral, que pode causar complicações quando a paciente tem alguma reação alérgica.

Além disso, os riscos de sangramentos e infecções pós-cirúrgicas também devem ser considerados, ainda que também sejam muito baixos, principalmente quando a cirurgia é realizada por métodos minimamente invasivos.

A cirurgia de endometriose cura a doença?

A endometriose é uma doença crônica, para a qual não existe cura definitiva, até o momento.

Tanto a cirurgia de endometriose como o tratamento medicamentoso visam melhorar os sintomas e a qualidade de vida da paciente. A escolha pela cirurgia varia conforme os sintomas, a gravidade da doença, a idade e o desejo de gravidez. Embora a endometriose possa ser controlada com sucesso, os tratamentos atuais não garantem a eliminação permanente da doença.

Quem faz a cirurgia de endometriose pode engravidar?

A endometriose reduz a fertilidade. Isso ocorre devido ao acometimento dos ovários, que frequentemente encontram-se inflamados e com aderências fibrosas nas tubas. A endometriose também acomete a parte externa do útero, levando a deformidades anatômicas.

Após a cirurgia de endometriose, com a remoção de todos os focos de endometriose as chances de gravidez aumentam significativamente, tanto naturalmente como através da fertilização in vitro (FIV).

Qual o valor de uma cirurgia de endometriose?

Os custos de uma cirurgia de endometriose não podem ser estimados com exatidão, uma vez que diversos fatores podem interferir, tais como:

• Honorários da equipe envolvida no procedimento: se tem acometimento de intestino, se somará à equipe um gastroenterologista ou se, além disso, houver acometimento de bexiga, sendo necessário um urologista e assim por diante;
  • Custos hospitalares, como internação, medicamentos e equipamentos, variam entre hospitais;
  • Extensão da cirurgia: envolve materiais diferentes para o tipo de cirurgia e o tempo de anestesia;
  • Custos relacionados à técnica cirúrgica empregada (tecnologias diferentes implicam preços diferentes).

Por isso, cada cirurgia tem seu preço individualizado. Para entender melhor os valores de uma cirurgia de endometriose, é importante fazer uma avaliação médica completa. Além disso, vários convênios médicos cobrem ou reembolsam integralmente a cirurgia.

Para saber mais sobre a cirurgia de endometriose e outros tratamentos para essa doença, entre em contato e agende uma consulta.

Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Manual MSD